terça-feira, 8 de março de 2011

Eis o tempo propício para voltarmos a Deus

Oi amigos, hoje eu tenho a graça de partilhar um texto que foi escrito com todo o carinho em parceria com uma grande amiga, Aline! Eu sempre tive vontade de postar alguns textos escritos por irmãos meus, e eis que no tempo certo o Senhor tornou realidade o desejo do meu coração, e aqui está a nossa reflexão:

Eis o tempo propício para voltarmos a Deus

A quaresma é tempo de nos aproximarmos mais de Deus, de voltarmos ao nosso Pai. Nesse tempo, a liturgia, os cânticos, as orações, enfim, tudo nos leva a refletir sobre nossa vida, sobre como temos agido, sobre o que Deus quer de cada um de nós... É tempo de silenciar, de buscar o perdão, de jejum, de penitência, de oração... É o momento para fazermos aquela “faxina”, jogar fora tudo o que nos afasta de Deus!


Contudo, durante a nossa caminhada quaresmal, a agitação do dia-a-dia parece não permitir esse silêncio, as divisões existentes nos lugares que freqüentamos dificultam nossa busca por perdão, e, aos poucos, o desânimo chega e tudo mais se torna fardo! Então, no domingo de Páscoa, ao invés de chegarmos renovados, chegamos aliviados por não ter mais que carregar tal ‘fardo’, porém perdemos o sentido maior de tudo isso e não tomamos posse do novo que Deus quer nos dar!
Mas é o tempo da misericórdia de Deus, e Ele quer derramá-la sobre nós, então, por que manter nossos corações fechados a essa graça?

Muitos de nós, além de se fechar para as podas e para a cura que nos são proporcionadas na quaresma, ficamos cegos com a aparência dos costumes, como que preocupados em apenas não comer carne ou fazer alguma outra abstenção, mas sem buscar o verdadeiro sentido da penitência, sem se livrar do homem velho, enquanto espera a vida nova que virá com o Ressuscitado. O próprio Jesus, Deus por inteiro, e homem por inteiro, com exceção do pecado passou por 40 dias sem comida e sem água, no deserto. É possível para nós nos abstermos não só da carne, mas também das novelas, do reality show, da fofoca de tudo aquilo que nos afasta do Céu, já que o propósito da quaresma é nos voltarmos a Deus.

Irmãos, é preciso passar pelo calvário, na Sexta-feira Santa e, junto com Jesus, morrer para o mundo e para o pecado, para que no domingo possamos ressuscitar com Ele, receber uma vida nova e, assim, retomarmos nossa caminhada com força total, buscando realizar os sonhos de Deus em nossas vidas e na vida daqueles que Ele confiou a cada um de nós!



Desejo uma santa quaresma a todos nós, que possamos viver intensamente esse tempo de graças!


Por Aline Ap. Godoy e Vanessa Sugawara

Um comentário:

  1. Paz e Bem!!!
    excelente texto, principalmente a comparação dos exercícios espirituais da quaresma com um fardo a ser carregado; da renovação que ele causa com o "alívio" de acabar a penitência.
    peço a DEUS que nos ajude a viver correta e profundamente a quaresma, para que possamos passar pelo calvário com Ele e tb com Ele ressuscitar ao 3° dia
    DEUS abençõe

    ResponderExcluir